Senge RJ retoma agenda de cursos online

Devido à pandemia, a grade continua sendo oferecida a distância. Desde o ano passado, os professores apresentam também aulas abertas no YouTube, gratuitas, com uma prévia dos conteúdos a serem ministrados.

“Energia solar fotovoltaica – Projeto e aspectos práticos de instalação” é o novo curso da grade de capacitações do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), que já abriu o calendário de 2022 e recomeçou suas atividades neste mês, com inscrições abertas no site. “Os cursos são ministrados por profissionais com sólida experiência em diferentes ramos da engenharia, a valores de inscrição acessíveis e com descontos para os associados”, ressalta Marco Antonio Barbosa (Marcão), diretor de Apoio Profissional do Senge RJ. Segundo ele, mais de 2 mil profissionais já realizaram cursos do sindicato desde 2015.

“Observamos que as áreas de energia solar fotovoltaica e eficiência energética têm chamado a atenção dos profissionais, principalmente por pessoas que desejam mudar de área, razão por que os primeiros cursos do ano tratam desses temas”, afirma Adriana Vieira, responsável pelo programa de capacitação. “Perícia Judicial e Autovistoria Predial já fazem parte da nossa grade há alguns anos e continuam sendo procurados como alternativas de recolocação no mercado ou por profissionais aposentados que desejam continuar trabalhando ou precisam complementar sua renda.”

Novidade implantada em 2021, as aulas abertas continuam em 2022. São apresentações gratuitas no YouTube, feitas pelos próprios professores dos cursos, que tiram dúvidas e sintetizam, em cerca de uma hora, seus principais conteúdos.

Devido aos cuidados sanitários impostos pela pandemia de covid-19, o Senge RJ desenvolveu no ano passado uma plataforma de aprendizagem a distância e, desde então, vem oferecendo todos os cursos no formato on-line. “Essa nova modalidade de capacitação foi implementada para atender à necessidade de distanciamento social trazida pela pandemia, mas também para proporcionar maior flexibilidade aos profissionais, já que a maior parte das aulas é gravada e fica disponível por 30 dias após a conclusão do curso”, diz Marcão. “É possível assistir às sessões a qualquer hora, rever as aulas e enviar perguntas por e-mail aos professores.”

A grade de cursos é atualizada de acordo com as demandas dos profissionais, identificadas a partir de uma pesquisa aplicada todo início de ano. Procura-se mapear os temas mais relevantes, o melhor formato e duração para os cursos, com avaliações relativas aos valores de inscrição e horários para realizá-los. Com isso, a programação está cada vez mais alinhada aos interesses dos profissionais da engenharia e dos associados ao Senge RJ.
CONHEÇA O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO SENGE RJ