Sindicatos enviam carta para a CPRM

Os representantes dos trabalhadores esperarão até o dia 31 por nova proposta

Os sindicatos que representam os trabalhadores da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) enviaram uma carta ao coordenador negocial da bancada patronal, Leonardo Cusnir. No documento, eles afirmam que esperarão até o dia 31 de outubro por uma nova rodada de negociações e uma nova proposta. Caso a nova rodada não seja marcada, os trabalhadores entrarão em greve.

O Senge-RJ assinou o documento, junto com Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Prospecção, Pesquisa e Extração de Minérios no Estado no Rio de Janeiro (Sindimina-RJ), Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Minério e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul (Sintramico-RJ e Sintramico-RS), o Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (Sinaerj) e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).

Os trabalhadores estão em estado de greve desde o dia 27 de setembro. A decisão foi tomada por unanimidade em assembleia realizada na porta da empresa. Segundo o diretor do Senge-RJ, Agamenon Oliveira, estado de greve é uma espécie de sinal amarelo, indicando que existe a possibilidade de haver paralisação total.

Na última rodada de negociação, realizada no dia 4 de setembro, a empresa não apresentou uma nova proposta, apenas o reajuste de 4,9%, que já havia sido negado anteriormente. Os trabalhadores pedem 16%. Os trabalhadores estão em estado de greve desde o dia 5 de setembro.

Leia abaixo, na íntegra, a carta dos sindicatos.

Ao Dr. Leonardo Cusnir Coordenador Negocial da Bancada Patronal

Recebemos o e-mail onde nos foi reportada as dificuldades da bancada de negociadores da CPRM em marcar nova data com a bancada de Trabalhadores com o fim de continuarmos as tratativas para conclusão das negociações do XXVI Acordo. É um absurdo que após quatro meses de nossa data-base até hoje a empresa não tenha conseguido sinalizar com uma proposta decente para os trabalhadores.

Lembramos que na última assembleia realizada em 27/09/2012, os trabalhadores da CPRM optaram por entrar em ESTADO DE GREVE e em assembleia permanente, e, que a qualquer momento, poderão decretar GREVE por tempo indeterminado.

Em assim sendo, informamos que nosso prazo limite está esgotado e que se até o dia 31/10/2012 não tivermos nova rodada de negociações com
uma proposta que contemple dignamente os trabalhadores, iremos marcar o movimento paredista.

Atenciosamente,

SINDIMINA-RJ, SITRAMICO-RJ, SITRAMICO-RS, SINAERJ, SENGE-RJ e FISENGE