Trabalhadores da CET-Rio aprovam pauta do ACT

Principais reivindicações são o SMP e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários

Em assembleia realizada nesta terça-feira (19), os trabalhadores da CET-Rio aprovaram, por unanimidade, a pauta de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Participaram da mesa os representantes sindicais do Senge-RJ na empresa, Ely Emerson e Vera Bacelar, e a advogada Daniele Gabrich.

Ely Emerson, destaca que as principais cláusulas do ACT são as referentes ao pagamento do Salário Mínimo Profissional (SMP) e à implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

“O nosso PCCS não foi implementado ainda porque o ACT do ano passado não foi assinado. Por isso, pedimos novamente nesse acordo”, explica Emerson.

O ACT 2012/2013 não foi assinado porque a proposta enviada pela empresa estabelecia que o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) seria implementado a partir de setembro deste ano, “zerando eventuais avaliações anteriores não implementadas.”

Em assembleia realizada no Senge-RJ na época, o diretor de negociações coletivas do sindicato, Gunter de Moura Angelkorte e a advogada Daniele Gabrich explicaram por que a cláusula não poderia ser assinado pelo Senge-RJ. Segundo eles, ela expressa “renúncia de direitos”, porque anularia as avaliações anteriores que ainda não foram pagas. Daniele destacou ainda que isso prejudicaria as ações que os trabalhadores movem contra a CET-Rio na luta pelo PCCS.

Mudança nas datas

O representante sindical do Senge-RJ também destaca a mudança na validade do acordo coletivo, que deixou de ser 2013/2014 para ser 2012/2014. Ely Emerson explica que isso foi feito porque o ACT do ano passado ainda não foi assinado.

Além disso, ele também frisou que o fato não do ACT 2012/2013 não ter sido assinado, não impede a assinatura do acordo deste ano.

Próximos passos

A pauta de reivindicações dos trabalhadores da CET-Rio será enviada para a empresa. O prazo final é 1º de março. Depois disso, a CET-Rio marcará a primeira rodada de negociações com o Senge-RJ.