Trabalhadores rejeitam proposta de reajuste feita pela CET-Rio

Os participantes da assembleia virtual, realizada em conjunto por Senge RJ e Sintergia, deliberaram com 71% dos votos pela rejeição dos termos da empresa, modificados à revelia dos representantes, em comparação com a versão levada à mesa de negociação.

Negociação Coletiva: Senge-RJ x Companhia De Engenharia De Trafego
Vigência: 2022/2023
Data da ocorrência: 10/02/2023
Ocorrência: Resumo de assembleia

No último dia 7 de fevereiro de 2023, foi realizada, pelo aplicativo Zoom, assembleia conjunta entre os sindicatos Senge RJ e Sintergia, que representam os trabalhadores da CET-Rio, para avaliarem a contraproposta da empresa.

A pauta de reivindicações definida no dia 22 de fevereiro de 2022 e entregue à Empresa foi seguida de diversas solicitações de reunião para negociação das bases do Acordo Coletivo da categoria, mas não houve resposta, apesar da insistência do Senge RJ e do Sintergia-RJ, por meio de seus representantes sindicais.

A proposta apresentada pela CET-Rio, além de muito aquém do reivindicado pelos trabalhadores, sofreu modificações à revelia do Sindicato e dos representantes, após sua apresentação em mesa de negociação na primeira reunião com a comissão de negociação da empresa e dos sindicatos, em agosto de 2022. Em sua proposta, a Empresa se recusa a pagar o retroativo à data-base em abril, não estende o reajuste de 5,35% aos benefícios, não corrige tabelas de descontos para vale-transporte e plano de saúde, o que aumenta a incidência de maiores descontos aos empregados, como também mantém o valor do tíquete refeição em R$ 12,00 (sem reajuste há 10anos!), extremamente defasado diante da realidade atual, apresentando uma proposta rebaixada já no início de 2023.

Diante deste quadro lamentável, os participantes da assembleia virtual deliberaram, com 71% dos votos, pela REJEIÇÃO da proposta da CET-RIO. Vale lembrar que esta pauta tem validade até 31/3/2023 e que o último acordo firmado foi em 2019.

Os Sindicatos aguardam a marcação de nova rodada de negociação, esperando que a Empresa apresente uma contraproposta que avance no pleito dos trabalhadores. Caso contrário, será necessário recorrer à Justiça para garantir a recomposição da inflação do período e a manutenção do poder de compra dos benefícios dos trabalhadores.

SENGE RJ

Email: [email protected]
Telefones: (21) 99458-1297 (WhatsApp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.