Fonte: Crea-RJ
Em homenagem ao Dia do Ferroviário, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro vai realizar, no próximo dia 27 de abril, palestras seguidas de debate sobre o atual panorama das ferrovias e a importância delas para o desenvolvimento do país.
A cerimônia, presencial e gratuita, terá início às 10h, na sede do Crea-RJ, no Centro. As palestras e debate contarão com a participação do presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza; do presidente da Aenfer, Marcelo Freire da Costa; do presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão; e do presidente da AFPF, Ricardo Lafayette, sob a mediação do coordenador da Comissão de Mobilidade Urbana do Crea-RJ, Itamar Marques Jr.
Os interessados em participar podem confirmar presença no site do Crea-RJ, acessando o link: https://novoportal.crea-rj.org.br/ferroviario27abril/.
O evento conta com o apoio do Clube de Engenharia, da Associação de Engenheiros Ferroviários (Aenfer), da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), do Fórum de Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro e da Academia Ferroviária de Letras.
No dia 29 (sábado), a partir das 9h, em Nogueira, distrito de Petrópolis, haverá exposição, recital, apresentação de coral e palestras. no Centro Cultural Estação Nogueira (Av. Leopoldina, 317).
A programação começa com a inauguração de uma exposição de maquetes recicláveis, desenhos e fotos do projeto Cidadania. Depois, a vice-presidente da AFPF, engenheira Angela França, e o jornalista, escritor e pesquisador Antoni Pastori vão ministrar palestras sobre os 140 anos da chegada do trem em Petrópolis. E, na sequência, o escritor Joaquim Eloy Duarte Santos fará o Recital de Poesia “Romanceiro de Isabel”. A programação termina com a apresentação do Coral Pro Tempore.