Assembleia do ONS será realizada nesta sexta-feira

Trabalhadores decidirão sobre a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013

Será realizada nesta sexta-feira (19), às 12h30, a Assembleia Geral Extraordinária dos trabalhadores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Durante a assembleia, será analisada a contraproposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013, que ainda não foi assinado. Além disso, também haverá deliberação sobre a Contribuição Assistencial ou Confederativa.

Durante a 1ª rodada de negociação, realizada no ano passado, a empresa ofereceu reajuste de 5,24% referente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, mas não ofereceu ganho real, ou seja, ganho acima da inflação.

Além disso, o ONS também afirmou que iria retirar do ACT o abono por perda de massa salarial para o próximo ano, que significa a perda do poder de compra por consequência da inflação. Segundo a empresa, essa seria uma exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O ONS também propôs a redução da gratificação de férias de 80% para 2/3 do salário. Isso significaria, por exemplo, que um trabalhador que receba R$ 1.000,00, receberia de gratificação R$ 667,67. Antes, ele recebia R$ 800,00.

No entanto, os trabalhadores não aceitaram essas propostas. O diretor de negociações coletivas do Senge-RJ, Gunter de Moura Angelkorte, e o representante sindical do ONS, Neyl Soares, se reuniram com a direção da Aneel para debater sobre o orçamento da empresa e avaliar os limites e possibilidades do ACT.

A Assembleia será realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia). O sindicato fica na Avenida Marechal Floriano, 199, 10º, no Centro do Rio.