O 13º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), homenageou in memoriam o engenheiro eletricista Carlão Aguiar, nesta quinta-feira (31/08). Fundador e presidente da Fisenge de 1993 a 1999 e presidente do Senge PE por dois mandatos, Carlão foi lembrado com carinho e saudade por companheiras e companheiros que estiveram ao seu lado nas lutas pela engenharia nacional e pelos direitos dos trabalhadores.
A presidente do Senge PE, Eloisa Moraes recebeu a placa, que será entregue aos filhos e familiares do homenageado. “Na Fisenge, Carlão ajudou a formular teses, organizar congressos e dirigiu a Federação com a firmeza da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras”, destacou trecho de vídeo que contava um pouco da história de dedicação do engenheiro a um país justo e solidário.
Funcionário de carreira da Chesf, de onde foi demitido por perseguição política, Carlão foi um dos grandes nomes na luta pela Eletrobras e pela Chesf. Ele também foi uma grande referência no movimento pela valorização da engenharia e dos engenheiros, percorrendo o Brasil para mobilizar os sindicatos.
Carlos Aguiar faleceu no dia 12 de abril deste ano, mas deixou um legado de resistência, força e companheirismo. “Carlão foi mais que um dirigente sindical reconhecido e admirado, foi nosso amigo, companheiro e sempre fiel aos princípios de solidariedade de classe em suas práticas”. Aos que ficam na luta, cabe seguir seu pedido, feito durante o 11º Consenge e relembrado ontem: “Tomem conta da Fisenge, como nós tomamos na época. Isso aqui é uma trincheira de luta do povo e da esquerda”. Carlão, PRESENTE!
Marine Moraes – Senge PE
Cobertura Conjunta 13º Consenge | Fisenge, Senge RJ, Senge PE, Senge PR e Senge MG