Em Aula Inaugural do Curso André Rebouças, Senge RJ e Coletivo Força Motriz comemoram os 30% de aumento de aprovações em Cálculo I

Evento reunirá, em 08/05, convidados da academia, sindicalistas, parlamentares e apoiadores do projeto no Clube de Engenharia; Evento será transmitido pelo Youtube

No próximo dia 08 de maio, o Curso André Rebouças, uma iniciativa do Senge RJ em parceria com o Coletivo Força Motriz, promoverá encontro no Clube de Engenharia para comemorar os 30% de aumento na aprovação em Cálculo I na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A aula inaugural também marcará o início dos trabalhos da primeira turma do projeto em 2024.

Entre os convidados para a mesa estão a diretora da Poli UFRJ, Claudia Morgado; o diretor de Capacitação Profissional do Senge-RJ, Pedro Monforte; a deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ); Márcio Girão, presidente do Clube de Engenharia; Derê Gomes, historiador e fundador da Ação Negra e Cássia Curan Turci, vice-reitora da UFRJ.

Com cerca de 200 estudantes apoiados em sete turmas, o Curso André Rebouças é coordenado pelos próprios estudantes, em articulação com o Senge RJ e a UFRJ, para criar espaços que aproximam o ensino de exatas às questões sociais que impactam diretamente a vivência universitária de alunos negros e periféricos. Em cursos ministrados por mestrandos e doutorandos da Politécnica, a iniciativa oferece reforço gratuito na matéria que é reconhecida como uma barreira para o avanço de muitos na formação em engenharia: o Cálculo I, responsável pela reprovação de cerca de 70% dos alunos das turmas. O objetivo é democratizar a engenharia, “mudar a cara” da categoria e torná-la menos racista e elitista.

Os planos para 2024 são ambiciosos: depois do sucesso do projeto, estão em curso articulações para a criação de um programa de assistência ao estudante. A ideia é oferecer aos alunos, além das aulas regulares, aulões de revisão e aulas magnas, um programa robusto de apoio pedagógico em diferentes disciplinas, suporte psicológico e financiamento, além de uma formação complementar, promovendo a aproximação dos futuros engenheiros com entidades importantes para a engenharia, como Senge RJ, Clube de Engenharia e Crea RJ.

A aula Magna do Curso André Rebouças acontecerá na próxima quarta-feira, dia 08/05, a partir das 17h30, no auditório do 20 andar do Clube de Engenharia. A entrada é gratuita e aberta a toda a sociedade. A transmissão do evento será feita no YouTube do Clube de Engenharia

Para participar presencialmente do evento, faça sua inscrição clicando aqui.

Texto: Rodrigo Mariano/Senge RJ