EPE: Trabalhadores iniciam estado de greve

Em assembleia, empregados rejeitam proposta e indicam paralisação para os dias 27 e 28

20 de Outubro de 2015

Na assembleia realizada na última sexta-feira (16), os trabalhadores da EPE rejeitaram a proposta da empresa relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016 e decidiram entrar em estado de greve a partir daquela mesma data. Também foi aprovado um indicativo de paralisação de 48 horas para os dias 27 e 28 de outubro.

Durante o processo de negociação, a EPE rejeitou as cláusulas não-econômicas reivindicadas pelos trabalhadores, e propôs o reajuste linear de apenas 5% sobre salários e benefícios. A categoria pede o reajuste salarial de 8,17%, retroativo a maio de 2015, mais 2% relativos à compensação de perdas referentes à diferença entre o IPCA RJ e o IPCA Brasil (2007 – 2015) e a recomposição salarial de 40% do salário base do analista. Os profissionais também pedem 16% de aumento no plano de saúde e 8,17% no auxílio-creche. Além disso, faz parte da pauta dos trabalhadores o pedido de reajuste do tíquete refeição para 15 cartelas de R$ 1000, com 25 tíquetes.

Quando contactada, a EPE solicitou o prazo de 10 dias para apresentar uma nova proposta. Portanto, haverá uma assembleia dos trabalhadores no dia 26, às12h30, na sede da empresa. O objetivo do encontro é avaliar o novo acordo proposto e deliberar sobre a greve indicada na assembleia anterior.