Seminário debate as novas formas de relação de trabalho, dia 30, 16h, no IFCS

Participam a historiadora Náustria Albuquerque, a professora Marcela Soares da Silva, da UFF, e Agamenon Oliveira, diretor do Senge RJ. A organização é da UFRJ, do Instituto Tricontinental, do MST, do Senge RJ e outras entidades.

Trabalho temporário, terceirizações, tempo parcial, autônomos, teletrabalho, contrato zero hora, pejotização, trabalho por aplicativos, sem contar com a indústria 4.0, que robotiza e desloca o trabalhador da base produtiva, todas essas novas formas capitalistas de relação de trabalho são tema do seminário “Reconfiguração de classe e o mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo”, que acontece no dia 30 (quinta-feira), das 16h às 18h, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da UFRJ. As inscrições são gratuitas e estão abertas no link: https://forms.gle/uiv8mCMmf6vkuPaQ8

O seminário integra o Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial, organizado pelo Núcleo de Pesquisa sobre Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial (GIS/UFRJ), pelo Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), e por outras organizações acadêmicas, populares e sindicais.

Participam do seminário a petroleira e historiadora Náustria Albuquerque, a professora Marcela Soares da Silva, da UFF, vinculada ao Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses, e o engenheiro mecânico Agamenon Oliveira, com doutorado em História da Ciência, diretor do Senge RJ e pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel).

O contexto em discussão envolve as transformações na economia política mundial impostas pelo capitalismo a partir da década de 1970. Nos últimos anos, ancorados nas novas tecnologias de informação e comunicação, os contratos coletivos deram lugar a diversas formas de contrato flexibilizando modelos e direitos.  As consequências políticas do novo processo de acumulação de capital são um dos grandes desafios a serem enfrentados na crise atual, com aumento das desigualdades sociais e de um enorme contingente no desemprego e com fome.

O encontro será presencial, com direito a certificado de participação equivalente a três horas.

Faça sua inscrição clicando aqui: https://forms.gle/uiv8mCMmf6vkuPaQ8

Reconfiguração de classe e o mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo

• Dia: 30 de junho (quinta)
  • Hora: 16h (horário de Brasília)